• MDF incha com água? É verdade que não vale a pena colocar MDF na cozinha e no banheiro?
    A verdade é que nenhuma madeira é resistente a água. O compensado, além de ser vulnerável ao cupim, se molhar, mofa, se desmancha e incha. A madeira maciça mofa, o aglomerado incha e se desmancha. Se preferir modulado de ferro, enferruja. A resposta é: manutenção. Sua pia não pode ter vazamento, os móveis não podem ser lavados com água corrente, sabão e esponja, paredes têm que ser impermeabilizadas com pixe ou isopor. Trabalhamos há 10 anos com MDF e nunca tivemos problemas, e, caso tenhamos, nossa empresa dá 3 anos de garantia.

  • Como controlar cupim em móvel de madeira?
    Primeiramente é importante você saber que tipo de cupim esta infestando seu móvel, pode ser o cupim de madeira seca ou o subterrâneo.
    Identificada a espécie o tratamento será diferente, pois o comportamento destas espécies também são diferentes.
    Se for cupim de madeira seca, normalmente a infestação fica restrita à(s) peça(s) atacada(s), e poderá ser controlado por meio de produtos para controle de cupins encontrados em supermercados ou lojas de materiais de construção.
    Se for o cupim subterrâneo é necessário descobrir o ninho, pois ao tratar a madeira com cupinicida ele irá para outra área da sua casa.
    Os sinais típicos de ataque dos cupins subterrâneos são os caminhos (túneis) que eles fazem sobre a alvenaria ou outro material. Feitos de terra, fezes e saliva, estes cupins constroem verdadeiros túneis que os protegem de predadores, perda de água, e outros contratempos. Arraste o móvel e verifique se na parede não existem estes túneis. Se não tiver, seu móvel esta infestado por cupim de madeira seca, bem mais fácil de tratar.
    Se confirmar que o cupim é subterrâneo, o trabalho de controle deverá ser feito por empresa profissional, que têm meios e conhecimentos para descobrir os ninhos e fazer o trabalho de controle.