• Histórico

    Criado em 2004 como Arranjo Produtivo Local (APL) de Móveis da Região Metropolitana de São Paulo, por uma rede de parceiros, tem o objetivo de reunir um grupo de empresas do segmento moveleiro para o desenvolvimento da cadeia deste setor.

    A partir do "Diagnóstico Socioeconômico, Tendências e Potencialidades" realizado pelo Sebrae-SP em parceria com a prefeitura de São Bernardo do Campo e a Câmara Regional do Grande ABC, foi implantado o programa "Aumento da Competitividade do Setor Moveleiro na Região do ABC". Com a articulação do Sindicato da Indústria do Mobiliário de São Paulo (Sindimov-SP), do Sindicato da Indústria de Móveis de São Bernardo do Campo e Região (SimABC)e de uma Rede de Parceiros foi realizado um diagnóstico detalhado do setor capaz de orientar as ações que resultariam na consolidação de um espírito associativista. Este conceito pode ser traduzido através da criação do APL de Móveis da Região Metropolitana de São Paulo, que conta atualmente com 34 empresas, gestão própria e apoio de duas entidades: Sindimov-SP (Sindicato da Indústria do Mobiliário de São Paulo) e SimABC (Sindicato das Indústrias de Móveis do ABC – Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul – região metropolitana de São Paulo).

    Em abril de 2008, a primeira guinada marcou o projeto com a criação de uma identidade corporativa: o logotipo Núcleo Moveleiro Paulista com foco na qualidade, prazo de entrega e seriedade. A organização do grupo resultou também na criação dos seis eixos do projeto:

    --TECNOLOGIA (convênio com Sebrae-SP, sindicatos do setor e Fiesp/Senai para o atendimento às empresas que produzem móveis de madeira, estofados e tubulares)

    --DESIGN (parceria entre Sindicatos, o Sebrae-SP, o Senai São Paulo Design e o Senac)

    --CENTRAL DE NEGÓCIOS, serviços e rede de negócios

    --CRÉDITO, FINANCIAMENTO E SEGURO (articulação como BNDES)

    --MARKETING INSTITUCIONAL (fomento de negócios)

    --COMUNICAÇÃO (intercomunicação, fóruns e eventos)

    Para participar os empresários passam primeiro por um processo de capacitação profissional e treinamento comportamental com o objetivo de desenvolver um trabalho de forma cooperada. Com isso, o empresário participante passa a ter resultados concretos na gestão e nos processos produtivos, tornando-se qualificados para atender clientes em todos os cantos do Brasil. Os resultados deste modelo comprovam que a mobilização e união fazem, sim, a força.

    Hoje, o atendimento ao consumidor final, especificadores (arquitetos e designers de interiores), indústrias, escolas, bares & restaurantes, escritórios, lojas e móveis especiais, é realizado por profissionais treinados e preparados para projetar, produzir e entregar móveis dentro de altos padrões de qualidade exigidas no mundo.

    Mais segurança para quem compra, mais garantia para especifica.

    Mercado

    As empresas que compõem o Núcleo Moveleiro Paulista, em sua maioria, possuem bases familiares, o que atualiza os negócios de geração em geração. De marceneiros à empresários moveleiros preparados para atender o mercado com conhecimento e as mais novas tecnologias existentes no mercado nacional e internacional.

    Na região metropolitana de São Paulo atuam mais de 2,5 mil movelarias de diferentes estilos e portes que respondem por cerca de 15 mil empregos formais, fabricam diferentes tipos de produtos: móveis residenciais, Corporativos (lojas, restaurantes, hotéis, hospitais, condomínios, escolas, entre outros).

    Rede de Parceiros

    • - ABD
    • - Sindicato da Indústria do Mobiliário de São Paulo (Sindimov-SP)
    • - Sindicato da Indústria de Móveis de São Bernardo do Campo e Região (SimABC)
    • - Sebrae-SP
    • - Prefeitura de São Bernardo do Campo
    • - Consórcio Intermunicipal do Grande ABC
    • - Faculdade de Engenharia Industrial (FEI)
    • - Universidade Metodista
    • - Senai São Paulo Design
    • - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex)
    • - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)
    • - Senai Almirante Tamandaré
    • - Senac
    • - Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)
    • - Ministério da Ciência e Tecnologia e Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo
  • Missão, Valores e Visão de Futuro

    MISSÃO
    Promover AÇÕES e DESCOBRIR NOVOS CAMINHOS para GERAR CONHECIMENTO, INOVAÇÃO E UNIÃO dos empresários do setor moveleiro, através da INTERAÇÃO e COMPROMISSO dos envolvidos, colaborando para o DESENVOLVIMENTO das EMPRESAS e a PROSPERIDADE de TODOS!

    VALORES
    Nossos móveis, nossas vidas e nossos sonhos se constroem com muito esforço e perseverança. Este grupo de empresários acredita na cooperação e na solidariedade, acredita que em momentos difíceis prevaleça a aceitação e a tolerância é que elas se desenvolverão ainda mais no nosso dia-a-dia, pois somos otimistas, temos fé! Tomamos as rédeas em nossas mãos, perdemos o medo, fizemos da verdade e da integridade nosso alicerce. E movidos em busca do interesse pelo conhecimento e espírito de pesquisa, estamos avançando em direção à construção de nosso futuro!

    VISÃO DE FUTURO

    Tecnologia:
    Teremos nossas empresas com um sistema de gestão básico para integração das informações, gerando e compartilhando indicadores a fim de aumentar a competitividade de cada empresa independentemente do seu porte.
    Seremos reconhecidos como os mais competentes em soluções modernas e diferenciadas, através do compartilhamento de tecnologia, máquinas e serviços.

    Comercial:
    Seremos referência em qualidade e pontualidade, sendo reconhecidos pela competência em soluções criativas e serviços diferenciados.
    Nossa relação com arquitetos, decoradores, designers e outros profissionais será pautada na ética e transparência, gerando benefícios para ambas as partes.

    Imagem:
    O resgate da nossa história, das boas práticas de relacionamento e atendimento ao cliente, aliada à força atual e reposicionamento no mercado, unindo a confiabilidade e estrutura da indústria e o atendimento personalizado das moveleiras, nos dará uma imagem consolidada e assim nos tornaremos a melhor opção do cliente.

    Gestão:
    Sem deixar a arte das movelarias, seremos gestores de empresas progressistas através da troca de informações, busca pelo conhecimento e aprimoramento contínuo.

    Teremos um sistema de gestão eficiente para integração das empresas, gerando e compartilhando indicadores a fim de aumentar a competitividade, independentemente do seu porte. Seremos administradores melhores com outras empresas melhores.

    Responsabilidade Social e Ambiental:
    Nossas práticas de destinação de resíduos industriais estarão de acordo com as normas e procedimentos vigentes. Formaremos parcerias com empresas e entidades para nos assessorar na separação, manipulação, transporte e reaproveitamento. Utilizaremos cada vez mais matérias-primas legais/certificadas, contribuindo para um mundo melhor.

    Mão de Obra/Educação:
    Através das parcerias firmadas com escolas técnicas, universidades, órgãos governamentais, institutos de pesquisa, dentre outros, teremos contínua formação de mão de obra qualificada, colaborando com a educação, valorização e realização pessoal do profissional.

    Processos/Qualidade/Logística
    Parcerias, consultorias e assessorias que nos ajudarão a desenvolver procedimentos para formarmos nossos padrões de qualidade e sermos mais competitivos.

    Design
    Será reconhecido pelo desenvolvimento de produtos com identidade própria.

    Política
    Terá participação ativa nas ações políticas, bem como influenciará nas decisões pertinentes aos interesses do setor moveleiro.